Descubra como escolher a sua linha de cosméticos para evitar alergias de pele

linha de cosméticos

Você já sofreu com reações alérgicas devido ao uso de algum cosmético? Como não nascemos com esse problema, a alergia aos produtos de beleza pode acontecer de repente em qualquer período das nossas vidas. Além disso, algumas linha de cosméticos podem conter ingredientes artificiais que fazem mal a sua pele, como os petrolatos, por exemplo.

Mas não é porque você desenvolveu alergia que você precisa abrir mão dos cosméticos. Felizmente, já podemos encontrar uma grande variedade de produtos formulados para evitar alergias. Usando esses cosméticos você diminui os riscos de alergias e ainda garante um cuidado redobrado para a sua pele.

Continue sua leitura para entender como a alergia a cosméticos acontece e o que você pode fazer para evitar problemas!

Porque acontece a alergia a cosméticos?

alergia cosméticos

Para entender como acontece a alergia a cosméticos, é importante saber que ninguém se torna alérgico depois de usar um produto uma única vez. O organismo leva um certo tempo para entender uma substância como perigosa e rejeitá-la. Em alguns casos, a pessoa pode usar o mesmo produto por anos antes de desenvolver alergia.

Entretanto, algumas pessoas já nascem com uma predisposição para desenvolver alergias. Nesses casos, a participação do mecanismo imunológico é a razão principal da alergia e não as características do produto.

Quando desenvolvemos reações adversas aos cosméticos, como vermelhidão e aparecimento de bolhas na pele, por exemplo, nosso sistema imunológico está agindo, tentando expulsar algo que entende como nocivo. Por isso, a melhor maneira de evitar as alergias é evitando esses ingredientes nocivos para a pele.

Os principais ingredientes responsáveis pelas reações alérgicas nos cosméticos são os conservantes como os parabenos, formol ou formaldeído, os corantes, e os chamados veículos, como a lanolina, substância presente em xampus, sabões e loções capilares.

Como identificar a alergia

como identificar a alergia

A irritação da pele causada por cosméticos é denominada dermatite de contato, e pode se apresentar de duas formas: irritação primária ou alérgica.

A dermatite de contato irritativa é mais comum e acontece imediatamente após o contato do cosmético com a pele. Nesses casos acontece reações inflamatórias como vermelhidão, coceira, ou sensação de queimação.

Já a dermatite de contato alérgica é a que acontece devido à predisposição do indivíduo. Nesses casos, a resposta imunológica acontece após algumas aplicações do produto. É importante alertar que após perceber a reação alérgica, o uso do produto deve ser suspenso imediatamente, uma vez que a crise alérgica costuma se manifestar de maneira mais agressiva com o tempo.

Conheça suas opções de linha de cosméticos

opções de cosméticos

Mas como evitar alergia a linha de cosméticos? Além dos cuidados básicos que sempre devemos tomar em relação aos cosméticos, alguns produtos são formulados especialmente para evitar alergias.

Os cosméticos hipoalergênicos, por exemplo, são desenvolvidos com o menor número possível de substâncias irritantes, além de possuírem ação comedogênica para não obstruir os poros. Esses produtos também são testados de maneira a garantir um baixo índice de reações alérgicas, e depois são submetidos a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Outra opção para as mulheres e homens que sofrem com alergias são os cosméticos 100% naturais e orgânicos que podem ajudar a diminuir as chances de reações alérgicas. Além disso, através do uso contínuo, esses cosméticos trazem benefícios reais para a pele devido à presença de biomoléculas que costumam ser mais aceitas pelo organismo.

Dicas de prevenção

dicas de prevenção

Evitar as dermatites de contato deve ser um cuidado de todas as pessoas que costumam usar cosméticos. Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de prevenções fáceis e simples de incorporar no seu dia a dia:

– Só use produtos certificados pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por testar e garantir a qualidade de todos os cosméticos comercializados no país;

– Mantenha seus cosméticos em lugar fresco e protegidos de luz solar;

– Não use produtos que estejam fora do prazo de validade;

– Não compartilhe aplicadores ou maquiagem com outras pessoas, assim você também evita contaminações;

– Não use perfumes quando for se expor ao sol, principalmente quando estiver indo para a praia;

– Se você for alérgica a determinado ingrediente, leia a embalagem da linha de cosmético antes de usá-lo, e caso não encontre as indicações necessárias, não use o produto;

– Tire suas dúvidas com seu dermatologista ou alergista para garantir um cuidado extra e evitar reações desagradáveis.

Em alguns casos, podemos confundir a dermatite de contato com as reações causadas em peles sensíveis. Uma dica simples de como diferenciar a sensibilidade e a reação alérgica é por meio do teste de contato.

O teste, que só deve ser realizado por um dermatologista ou alergologista, consiste em aplicar diversas substâncias nas costas do paciente para realizar leituras após alguns dias. Assim você consegue descobrir quais as substâncias que causam reações alérgicas para evitá-las na linha de cosméticos.

Garanta beleza e saúde para sua pele com uma linha de cosméticos natural e orgânica

base-vegana-cores

Pessoas que sofrem com alergias de pele por causa dos cosméticos não precisam abrir mão desses produtos na sua rotina de beleza. Atualmente podemos encontrar uma variedade de opções de cosméticos no mercado, como a linha de cosméticos 100% natural e orgânica.

Além de oferecer um tratamento para a sua pele com ingredientes livres de parabenos, esses produtos também garantem toda a beleza dos cosméticos convencionais sem agredir o meio ambiente.

Garanta uma pele saudável e bonita, livre de reações alérgicas, sem abrir mão dos cosméticos. Clique aqui e conheça a linha de cosméticos 100% natural, orgânica e vegana da Let Natural.