Cosmético orgânico, uma escolha pela beleza saudável

cosmético orgânico

Eles já são os queridinhos em diversos países e essa consciência de utilizar o que não é prejudicial já está virando rotina de muitas mulheres. O cosmético orgânico possui inúmeros benefícios para saúde e estética, imediatos e que duram para toda a vida. 

Mas afinal, você sabe exatamente o que é o cosmético orgânico? O crescimento do mercado também faz com que diversas novas marcas apareçam se apresentando como naturais, veganas e orgânicas, mas precisamos entender o que realmente caracterizam essas maquiagens. 

Afinal, o que caracteriza um cosmético orgânico?

cosméticos orgânica

Para entendermos melhor sobre o que é o cosmético orgânico e como identificar esse produto, precisamos começar conhecendo o que faz de um cultivo de alimentos ser orgânico ou não. 

De acordo com o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), o cultivo desses alimentos cresce em média 20% ano – um número expressivo que indica uma mudança de comportamento que vai além de um modismo temporário. 

Quando falamos em priorizar o que é orgânico, também estamos falando de um interesse maior por produtos que unam saúde e preservação do meio ambiente, causando menor impacto ambiental em relação a agricultura convencional. O cultivo orgânico, além de não utilizar químicos, também ajuda na valorização do trabalho do produtor rural. 

O cosmético orgânico seguem essa mesma ideologia. E para identificá-lo na hora de escolher os seus, busque por produtos da composição aos rótulos e suas certificações. 

Entenda a diferença entre orgânico e natural

cosmético orgânico

Muitas pessoas ainda não sabem diferenciar orgânico de natural, mas existe uma diferença entre todos os produtos green beauty que são oferecidos hoje no mercado. Nem tudo que é apresentado como natural pode ser considerado orgânico! 

Tudo começa com o cultivo desses ingredientes: os naturais precisam ter no mínimo 5% dos compostos do produto de origem orgânica, que não possuam sulfatos, corantes parabenos, petrolatos e outros ingredientes químicos que prejudicam a pele e o meio ambiente. 

Com os cosméticos orgânicos, segundo o IBD (Instituto Biodinâmico), o produto precisa ser composto de 95% do cultivo orgânico e os 5% restantes precisam ser de cultivo natural.

Assim como a Let Natural, você já consegue encontrar marcas que agreguem todos esses atributos em sua linha de cosméticos. 

Quais os benefícios do cosmético orgânico?

pele saudável

Já ouviu falar em “Pele Livre”? Esse é o termo que usamos para falar sobre a transição no uso dos produtos comuns para o cosmético orgânico e natural. E essa tem sido a escolha de muitas mulheres que decidiram por não continuar agredindo sua pele com elementos nocivos e tóxicos.

Isso mesmo, os produtos orgânicos e naturais são livres de quaisquer substâncias tóxicas e  químicas como parabenos, petrolatos, sulfatos, corantes artificiais, fragrâncias sintéticas, silicone, entre outros. Também não são utilizados nenhum tipo de pigmento sintético, apenas naturais. 

Dessa maneira, os cosméticos orgânicos e naturais conseguem oferecer produtos que agreguem para a saúde dos consumidores. Através do uso contínuo, esses cosméticos trazem benefícios reais tanto para a pele, devido a presença de biomoléculas que costumam ser mais aceitas pelo organismo, evitando alergias, quanto para o meio ambiente, devido a sua produção ecologicamente sustentável.

Fique de olho nos certificados

Diante da realidade em que vivemos, onde diversas marcas se aproveitam de causas e não entregam realmente o que prometem, precisamos de um respaldo maior que certifique se, de fato, o produto é orgânico ou natural. No universo da beleza natural existem alguns tipos de certificações que comprovam a procedência e idoneidade dos cosméticos.  

Um deles é selo IBD que busca promover e garantir produtos isentos de petroquímicos. Assim, evita-se que substâncias alergênicas e irritantes cheguem ao consumidor, além de garantir cosméticos com o menor impacto ambiental possível.

Existe também a Ecocert que realiza inspeção e certificação na necessidade de desenvolver um modelo agrícola que respeite o meio ambiente baseado na produção orgânica.

Já o SBV (Sociedade Vegetariana Brasileira) trabalha diretamente com a certificação para o seguimento vegano. 

Liberte sua pele 

liberte sua pele com o cosmético orgânico

Diante de todos esses fatos você consegue entender melhor porque vale a pena decidir cuidar da sua saúde optando por marcas orgânicas e naturais. Pense na sua beleza e nos resultados incríveis que esses cosméticos podem oferecer para o maior órgão do seu corpo, sua pele.

Ajude a Let Natural a transformar a relação dos cosméticos com a natureza e com a pele. Compartilhe essas informações com todas as suas amigas, se aprofunde mais sobre o assunto e vire uma expert no assunto. Seja uma embaixadora da “pele livre” e propague a liberdade para sua pele. 

Não é só promessa, o cosmético orgânico te deixa linda, com resultados mais que gratificantes que vão te ajudar a garantir uma pele bem cuidada. 

Descubra no vídeo abaixo os cosméticos orgânicos certificados da Let Natural com Letícia Costa, a Sócia Diretora da marca.