Entenda o que é maquiagem vegana e como escolher seus produtos

Você conhece alguém que se diz vegano? Saiba que esse universo já é uma realidade no mercado alimentício, têxtil e tem tomado grande força no que diz respeito à maquiagens e cosméticos.

Hoje em dia é mais comum encontrar veganos na alimentação, mas você já ouviu falar em maquiagem vegana? Pois bem, produtos veganos existem em vários setores e têm como maior diferencial o fato de não utilizarem ingredientes de origem animal.

Ainda não existe uma pesquisa oficial sobre a quantidade de veganos no Brasil, porém a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) considera que já existam em média 5 milhões de pessoas que escolheram não consumir nada que seja de origem animal. Esse estilo de vida traz consigo diversos benefícios não só para a própria pessoa, mas sobretudo para todo o meio ambiente.

Se você é vegano, ou simpatiza com essa prática e prefere optar por opções mais saudáveis na hora de realizar suas compras, queremos compartilhar contigo informações importantes sobre a maquiagem vegana

Continua por aqui que nós vamos te explicar mais sobre esse assunto e esclarecer as dúvidas e tabus ainda existentes sobre esse tema.

Saiba o que é a maquiagem vegana

Podemos falar de forma mais ampla e direta que o vegano é aquele que não utiliza nada de origem animal, mas não estamos falando apenas de alimentos.

Essa decisão deve incluir também suas escolhas na hora de se vestir, nos produtos de beleza, higiene e até mesmo nos locais que utilizam do sofrimento animal para gerar entretenimento.

Hoje já é possível encontrar um mercado de cosméticos com marcas que produzem produtos veganos, inclusive no segmento de beleza. No caso da maquiagem vegana, mesmo podendo conter alguns componentes sintéticos, não é encontrado nenhum tipo de substância de origem animal em sua composição

Isso quer dizer que mel, leite, gordura bovina e outros derivados não fazem parte dos seus ingredientes. Neste caso, o vegano opta por uma matéria-prima que não utiliza do animal para uma finalidade: o benefício do ser humano.

Outro ponto que também é importante de identificar é se essas marcas, além de se considerarem veganas, também não realizam testes em animais, pois do contrário elas estão sendo contraditórias naquilo que o veganismo tanto defende e luta.

Diferença entre maquiagem vegana x orgânica x natural

Além da maquiagem vegana que você já sabe melhor agora, existem outros tipos de maquiagens que são sustentáveis e green beauty: as orgânicas e as naturais.  

Você pode encontrar marcas diversas que possuem uma dessas opções em seus cosméticos. Mas também já é possível encontrar marcas que agreguem todos esses atributos em sua linha de cosméticos.

Com a maquiagem orgânica, segundo o IBD (Instituto Biodinâmico), o produto precisa ser composto de 95% do cultivo orgânico e os 5% restantes precisam ser de cultivo natural.

Nas naturais, no mínimo 5% dos compostos do produto precisam ser de ingredientes orgânicos, que não possuam sulfatos, corantes parabenos e petrolatos e outros ingredientes químicos que prejudicam a pele e o meio ambiente.

As maquiagens sustentáveis já são uma realidade no mercado. Sua aplicação é igual à convencional, o que pode mudar é em relação a sua secagem e sensibilidade, por se tratar em sua grande maioria de um material leve e biodegradável.

Cruelty free

Durante muito tempo a indústria da beleza utilizou animais para realizar testes dos seus produtos, dentre os mais comuns estão: porquinhos-da-índia, camundongos, coelhos e macacos, que são submetidos à situações depreciativas, de descaso, maus-tratos e crueldade.

Ainda hoje algumas empresas adotam esse comportamento e, mesmo que esses casos não sejam expostos, eles continuam sendo realidade.

Mas, com força do movimento de proteção aos animais e também o aumento na fiscalização e ascensão de outros grupos, como dos vegetarianos e veganos, os olhos se voltaram para esses casos e principalmente para a responsabilidade social das empresas.

Também existem marcas que já nasceram com essa ideologia de trazer para a sociedade um uso de cosméticos consciente e, portanto, seguem levantando a bandeira dos bons-tratos aos animais e da sustentabilidade.

Quando você for procurar pelo seu produto vegano e livre de teste em animais, o mais prático é buscar pelos selos de Vegan e Cruelty Free.

Faça escolhas inteligentes

Não é apenas sobre ficar bonita, é preciso pensar na sua saúde e no meio ambiente como um todo e como nossas ações refletem na natureza. Tomar essa consciência resulta em escolhas inteligentes para você e para todos nós!

E a maquiagem vegana é uma delas. pois são produtos que não fazem mal a sua pele, que são bem aceitos pelo seu organismo e que respeitam os animais. Principalmente se forem além de veganos, orgânicos e naturais, pois além do cruelty free, também são sustentáveis!

Para isso, você precisa ficar atenta aos rótulos das embalagens e aos selos que as marcas de cosméticos possuem. Antes de tomar sua decisão é sempre bom pesquisar mais sobre essas empresas, suas ideologias e seu comprometimento.

Diante dessa onda sustentável que já começou a cativar milhões de pessoas ao redor do mundo, você não pode ficar para trás. Assumir essa responsabilidade é importante e decisivo pois influencia diretamente nosso lar, o planeta terra.

E isso não cabe apenas aos veganos ou protetores dos animais, é um dever de todos. Portanto, escolher uma maquiagem vegana é uma contribuição para essa mudança.

Conheça a linha de cosméticos orgânicos e veganos da Let Natural. Clique aqui e encontre os produtos ideais para sua rotina.

Deixe uma resposta